No próximo Domingo, dia 5 de Julho, A História Devida recebe
Jerónimo Pizarro, o colombiano que um dia disse ter descoberto a paz e o prazer de trabalhar com os materiais do "atelier" de um autor quando encontrou a chave que lhe deu acesso à arca de Fernando Pessoa. Agora, Jerónimo é luso-colombiano, integra a Equipa Pessoa e é um dos responsáveis pelo projecto de digitalização integral da biblioteca do poeta. No fundo, ele é um detective em busca dos inúmeros rostos de "Monsieur Ferdinand Personne". À História Devida, este rapaz que gosta de se perder nas palavras dos grandes escritores das Literaturas Portuguesa e Latino-Americana trouxe um outro livro, acabado de sair: «
Fernando Pessoa, O Guardador de Papéis».
Nesta emissão d'A História Devida, para além da história do Jerónimo Pizarro (música: «Donkey», Paul Bley), podem ouvir:
- «O guardador de memórias», de Rogério Azevedo
. música: «Ayrton Senna», Norberto Lobo
- «Curiosidade matemática e o teste da contagem», de José Alberto Cruz
. música: «Samantra», Norberto Lobo
Os temas escolhidos pelo Jerónimo Pizarro são:
. «La casa en el aire», Rafael Escalona
. «La mujer que yo quiero», Juan Manuel Serrat
. «Fado curvo», Mariza
E quanto às sugestões que vos deixamos:
- Jerónimo Pizarro: Uma viagem à Colômbia
- Dinarte Branco: Um passeio até Pulo do Lobo, com direito a passagem pela Cervejaria Lebrinha, em Serpa, onde se bebe a melhor imperial do país
- Inês Fonseca Santos: «Fernando Pessoa - O Guardador de Papéis», livro organizado por Jerónimo Pizarro e editado pela Texto + as Edições Críticas da Obra de Pessoa (ed. IN/CM)
Boas histórias!
De Manuel Ramalhete a 9 de Julho de 2009 às 00:17
Este programa foi muito interessante. Para mim, que sempre me interessei pela obra de Fernando Pessoa, este programa foi muito elucidativo, mormente no que concerne à extensão do legado do nosso maior poeta (Camões não terá ciúmes, por certo). Na próxima vez que entrar numa livraria, espero não me esquecer de pedir "O Guardador de Papéis" do Jerónimo Pizarro.
Comentar post